Bom faz tempo que não escrevo aqui. 2019 foi um ano bastante corrido por conta de todas as provas e bastante desanimador por conta de não ter concluído o Paris-Brest. Fiquei uns 6 meses me recuperando do desanimo e foquei no trabalho nesse período. Agora com o início do ano as cosia voltam ao normal e novos objetivos começam a surgir. Fui surpreendido com ter que tirar férias antes do planejado! Ô coisa chata!!! auehaheuehaa
Resolvi aproveitar que estou em um projeto na Argentina para emendar essas férias e fazer um rolezinho pela Patagônia. A ideia é um rolê de cerca de 15 dias, saindo de Bariloche, cruzando os lagos andinos para o Chile, pegando um bom trecho da “Carretera Austral”, cruzando os Andes de volta para Argentina pelo Sul e voltando para Bariloche.
Aqui nessas páginas vou colocar todo o meu planejamento. Minhas maiores preocupações são:
- Tempo de viagem, preciso estar de volta ao Brasil em 18/Maio, então o rolê tem começar sem falta em 1/Maio e terminar em 16 ou 17/Maio
- Clima durante a viagem: vai ser início de inverno e nessa época o frio já deve estar chegando a algo em torno dos 13 graus
- Carga: vou fazer a viagem em estilo bike packing. Com a minha nova gravel a ideia adaptar um quantidade de bolsas presas à bike e não usar alforjes.
- Não vou acampar, não tenho barraca e não pretendo comprar uma somente para isso. A ideia ficar em hostels e pousadas baratas ao longo do caminho
- O trajeto inclui algumas paradas longas em alguns pontos para que eu possa aproveitar a Patagônia e inclui diversos trechos de balsa: vai ser mega importante saber os horários. Nada pior do que chegar a um ponto remoto e não ter mais barco para cruzar o mar.
- Trechos longos sem muita civilização, sendo assim to planejando água e comida para esses trechos.
A ideia com a carga vai ser fazer um conjunto de bolsas junto do Zé Mário da SRD. Com relação ao clima, vou usar boa parte dos equipamentos que eu comprei para o Paris-Brest ano passado. Talvez eu precise de uma segunda pele adicional, e um casaco de montanhimos adicional. Até Maio terei bastante tempo para providenciar esses pontos.
Com relação às hospedagens a ideia é ir reservando conforme eu for chegando próximo dos locais. Vou comprar um chip de celular argentino e com isso será possível entrar em contato com as pousadas.
Com relação ao transporte a ideia é ir de avião a Buenos Aires e em seguida seguir de ônibus para Bariloche. Vai ser uma viagem que deve levar a noite toda em um ônibus leito. Chegando em Bariloche a ideia é sair pedalando. Abaixo a minha ideia de roteiro:
- Dia 1 (1/Maio): Bariloche a Puerto Varas:
- Vai ser um trajeto interno pelo lagos, pegando 2 barcos para cruzar os lagos. O trecho é longo mas daria para fazer um dia saindo bem cedo.
- Dia 2 (2/Maio): Estadia em Puerto Varas
- Dia 3 (3/Maio): Puerto Varas a Hornopirén
- Dia 4 e 5 (4 e 5/Maio): Estadia em Hornopirén
- Dia 6 (6/Maio): Hornopirén a Caleta Gonzalo
- Dia 7 e 8 (7 e 8/Maio): Estadia em Caleta Gonzalo
- Dia 9 (9/Maio): Caleta Gonzalo a El Chaitén
- Dia 10 (10/Maio): El Chaitén a Villa de Santa Lucia
- Dia 11 (11/Maio): Villa de Santa Lucia a Futalefú
- Dia 12 (12/Maio): Futalefú a Hosteria Quime Quipán
- Dia 13 (13/Maio): Hosteria Quime Quipán a Epuyén
- Dia 14 (14/Maio): Epuyén a Los Repollos
- Dia 15 (15/Maio): Los Repollos a Villa Mascardi
- Dia 16 (16/Maio): Villa Mascardi a Bariloche
Esse planejamento é bem factível de ser feito e a ideia é seguir com esse planejamento. Não consigo esconder a minha ansiedade, não vejo a hora que esses meses passem e eu possa cair na estrada.