Desde que comecei o planejamento eu queria cruzar os Andes somente por pontos não padrão. A região da Patagônia tem inúmeras cidadezinhas e vilarejos perdidos no meio dos Andes, e eu queria muito encontrar um jeito de passar para o outro lado por um desses vilarejos. Já tinha o meu plano A, que era descer até mais ao sul e cruzar pela Ruta 235. Mas procurava um plano B, mais divertido!
Essa semana a procura acabou. Encontrei um casal que fez um trajeto parecido por terra caminhando. E é este trecho que pretendo fazer. Quem quiser conhecer o relato, deixo o link do blog deles clicando aqui.
Tem duas coisas que não poderiam faltar nessa aventura: uma parada longa no Parque Hornopirén e outra no Parque Pumalin. Os dois parques tem muitos atrativos e passar pela Patagônia sem visitá-los seria muito ruim. O problema é que a entrada principal para o Parque Pumalin, fica em Caleta Gonzalo, cidade muito mais ao sul, de onde eu deveria sair para fazer o cruze dos Andes. Depois de muito pensar e decidir, mudei a rota. Vou até Caleta Gonzalo, mas de lá volto e sigo para cruzar a fronteira.
No fim o rolê vai ficar assim (pelo menos por enquanto):
- Bariloche a Puerto Montt
- Estadia em Puerto Montt
- Puerto Montt a Hornopiren
- Nessa estapa vou fazer uns 100km, mas o esforço vale para poder curtir o parque de forma mais tranquila.
- 2 dias de estadia em Hornopiren
- Hornopiren a Caleta Gonzalo
- Essa é uma etapa de 90 km que será feita toda de barco.
- 2 dias de estadia em Caleta Gonzalo
- Aqui é a principal entrada para o Parque Pumalin. Ficar aqui vai ser ótimo para conhecer tudo o que o parque tem a oferecer.
- Caleta Gonzalo a Hornopiren
- De novo farei a volta de barco.
- Hornopiren a Lago Tagua Tagua
- Uma etapa longa, mas com altimetria tranquila, a ideia é chegar ao lago cedo para poder cruzar nesse mesmo dia. Caso contrário terei que procurar um lugar para pernoitar.
- Lago Tagua Tagua a Fronteira
- Essa é uma etapa que vai depender de uns cruzes de barco, mas acredito que dará para fazer 1 ou dois dias.
- Fronteira a Lago Puelo
- Trecho curto de uns 15 km. A ideia é chegar aqui no mesmo dia em que cruzar a fronteira, essa etapa eu terei que avaliar, já que boa parte dos trechos serão de terra, talvez eu não avance na velocidade que eu espero.
- Lago Puelo a Villa Mascardi
- Aqui será uma etapa longa, mas o esforço valerá a pena, o dia economizado irá permitir que eu visite o Glaciar Castaño Overo.
- Estadia na Região do Glaciar
- Glaciar Castaño Overo a Bariloche
- Etapa curta, para finalizar a viagem de forma tranquila.
A ideia é conhecer uns lugares bem diferentes e perdidos no meio do nada e também conhecer os glaciares. A ideia é ter um pouco de tempo de folga, assim se houver algum atraso eu posso cortar etapas futuras.
Os pontos principais do meu planejamento agora é:
- Roupas de frio
- Equipamentos para pernoite (barraca e saco de dormir)
- Equipamento para comida
- Como vou carregar isso tudo!
Aqui estão as duas rotas que pretendo seguir:
Semanalmente vou fazer atualizações ao planejamento aqui, acompanhem as novidades!