Desde que me propus a correr a 9 de Julho de forma mais séria em 2018, o Ne Furriel está me acompanhando nos treinos e nas orientações. Parte desses treinos inclui participar de provas além da 9 de Julho. Foi aí que surgiu a Volta da Malária. Esta competição amadora por etapas já ocorre há vários anos na região de Poá. Esse ano o Ne me pois em contato para participar e conhecer a galera.

Primeiro de tudo é preciso entender a proposta: meio que ciclismo de estrada para todos. A inscrição é barata, R$ 30,00 para a temporada toda. Não pode usar bike de crono ou clip no guidão (para quem tem mais dinheiro não levar vantagem). Mas o mais legal é a turma, todos compartilhando experiências, motivando e se divertindo. Clima bastante família.

A volta se divide em diversas etapas com estilos diferentes, tendo a primeira etapa ocorrido ao final de fevereiro numa prova estilo “Contra relógio”. Não sabe o que é prova “Contra relógio”? Segue este link onde explico melhor a primeira etapa e os detalhes desse tipo de prova.

A ideia dessa página é ir recheando com a experiência na preparação e na participação de cada etapa. Cada etapa tem um intervalo médio de 15 dias e o trajeto e o tipo de prova vai variando. A galera é dividida em dois pelotões A e B, A destinasse àqueles brutos, elite que rodam forte. Pelotão B é destinado ao resto da galera. Ao final da volta dependendo da pontuação pode subir galera para o pelotão A e descer galera para o pelotão B. A maior diferença entretanto está na pontuação. Na categoria A é por equipes (cada equipe com 3 ciclistas) a categoria B é individual.

Nas páginas ao lado você encontra links para relato de cada uma das etapas que já aconteceram, e também links para a minha preparação para cada uma dessas provas. Espero que seja divertida a leitura. Quem quer se iniciar no ciclismo de estrada, espero que a minha experiência ajude.

Abaixo imagens com o calendário e as regras da Malária. A ideia aqui é se divertir e aprender acima de tudo, mas já adianto: tem uns caras muito brutos.

malaria3 malaria2